segunda-feira, 26 de maio de 2014

Quase uma resenha - Pretérito Presente


Quando eu e o Ivan combinamos de fazer um blog juntos, fiquei com medo. Sério. Ele escreve muito bem. E eu fiquei pensando: Putz! Vou ser massacrada com suas resenhas haha Mas ele tem me ensinado tanta coisa sobre escrita, resenhas e gostos literários, que pronto. Esse medo já passou.

Aí a vida anda, o mundo dá voltas e eu me pego com o livro Pretérito Presente (Pax e Spes, 2003, 100 p.) nas mãos. Um livro de poesias, de um autor que nunca havia escutado. Penso: o que eu vou falar de um livro, de um cara, de uma escrita que não gostei? Vou lá colocar uma minúscula biografia do autor. E ficaria assim:


Ives Gandra é advogado, escritor e professor. Foi um dos primeiros brasileiros a ingressar no Opus Dei. Em seu livro Pretérito Presente (Pax e Spes, 2003, 100 p.), apresenta várias poesias - bem curtinhas - que, segundo ele, alguns foram escritos em uma hora cada (estes datados em 1961).


Não, né?! Quem está interessado em saber se o senhor é advogado, ou foi ingressante do Opus Dei? Provavelmente 0,05% da população. Bobagens à parte, vamos falar sobre o livro! Ele é dividido em três partes: Versos por uma hora; A capa de espaço em branco; Verso do Eu presente. Percebe-se em seus poemas um tom bem pessoal - e até mesmo emocional. Vários - vários mesmo - são dirigidos à esposa e aos filhos. Outros tem um quê religioso. A escrita é rebuscada.

Pra mim, existem livros de poesia e livro de poesias. O segundo tipo, livro de poesias, eu foco nas poesias em si: são aqueles livros realmente especiais, onde há vários escritos que podem até mesmo estar falando sobre um mesmo assunto – político, pessoal, emocional, mundano -, mas que o autor consegue expressar seus sentimentos com a real poesia: simples, pura. Acredito que Pretérito Presente se encaixe no primeiro: livros de poesia (onde foco os livros, isto é: um a mais, entre tantos). Num tom repetitivo e muito, muito pessoal, Gandra não conseguiu me agradar. É mais um livro que li e que, sinceramente, não acrescentou em nada em minha vida pessoal.

Título: Pretérito presente

Autor: Ives Gandra
Editora: Pax e Spes
Páginas: 100


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostamos tanto de comentários... Comenta? =]