sexta-feira, 30 de maio de 2014

Resenha - Muncle Trogg: O menor gigante do mundo



Muncle é um gigante-anão. Hã? Como assim? Não existem gigantes anões! No mundo de Janet Foxley existe sim. Em seu livro Muncle Trogg: O menor gigante do mundo (Intrínseca, 2012, 224 p.), a autora nos apresenta uma família de gigantes que moram no Monte das Lamentações. Pá, Mã, Muncle, Gritt e Flubb fazem parte desta família. Junto com seus amigos (e "inimigos"), vivem pacatamente governados por um rei, e orientado por um gigante chamado Biblos (o Homem Sábio). Eles têm uma vida normal: as crianças vão à escola, os pais caçam, as mães cozinham. Porém, tem algo maior que o Homem Sábio tenta desvendar: o Livro! Ele possui algo de seres que eles consideram mágicos: os Pequenotes. Dentro do Livro, imagina ele, possuem fórmulas mágicas que somente estes seres conseguem ler. Seguindo esta premissa, Muncle acaba envolvendo todos os gigantes numa enorme aventura.

Vi algumas resenhas sobre o livro (em blogs e no Skoob). O que mais me impressionou foi que em todas as pessoas comparam o livro com Como treinar seu dragão, de Cressida Cowell. Eu não li esta série, mas olhando de longe, realmente elas tem o mesmo formato: desenhos, um personagem fantasioso, páginas que parecem estar "sujas" (com manchas), e uma capa chamativa. Imaginando uma perspectiva infantil, eu leria este livro sim. É uma história que chama a atenção, e tem um vocabulário fácil. Na realidade, tem alguns termos que podem vir a não agradar muito ao público adulto: bolota, peido, verrugas peludas, e por aí vai. No começo, achei meio desconfortável a leitura, mas acabei me acostumando depois.

Ah! E os diálogos são engraçados. São coisas que consideramos tão comuns, tão bobas, mas para uma criança fica tão real. Chega perto de sua realidade infantil, e dá aquele sabor de fantasia aos mais crescidinhos. Indico para todas as idades. É bom, de vez em quando, voltarmos a ser crianças, não é?!

Título: Muncle Trogg: O menor gigante do mundo
Autor: Janet Foxley
Editora: Intrínseca
Páginas: 224


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostamos tanto de comentários... Comenta? =]