terça-feira, 20 de maio de 2014

Resenha - Pavor espaciar


Quando vemos um livro num canal do Youtube, geralmente ficamos malucos atrás dele. Eu sou assim. Nunca gostei muito de HQs (fora os da Turma da Mônica, que eu, em meu mundo, chamo de “revistinhas”), mangás, etc e tal. Mas quando vi que a Panini começou a publicar histórias da Turma da Mônica em capa dura, com outros desenhistas, já comecei a ficar interessada. Por sorte, consegui uma supertroca lá no Skoob, com o Leonardo (ou Leandro?) “Cantona”. Super gente boa, aceitou um livro que nem estava em sua lista de desejados. Troquei Mad Maria (podem me espancar. Um clássico por uma HQ) por Pavor Espaciar, escrito e ilustrado por Gustavo Duarte (Panini Comics, 2013, 82 p.).

Li a história em cerca de quinze minutos. Por dois motivos: um que eu queria muito ler, e dois que são muitas ilustrações pra pouco diálogo. Os pais de Chico Bento saem para um aniversário e deixam o filho e Zé Lelé sozinhos em casa. É quando entram extraterrestres na casa do Chico. A história, como eu já disse, tem pouquíssimos diálogos, mas parece que os personagens estão se movendo, de tão perfeitas as ilustrações.

O que eu acho meio chato é que: acredito nas boas intenções das pessoas, leio resenhas, comentários, assisto vídeos e tudo o mais que surge. Mas a gente vê uns comentários que não são tão legais sobre uma obra que queremos ler, ou que lemos, e que não tem fundamento nenhum. Não tem motivos explícitos de porque a pessoa não gostou e está criticando. Isso é comum na rede, eu sei. Mas incomoda. Achei o livro um tanto bom. E vi um comentário de que a história é muito fraquinha, principalmente porque não tem muitos diálogos. Ora, claro. Na introdução do livro (não leio muito introduções, mas esta fiz questão de ler, por ser de Maurício de Sousa), o ilustrador original da Turminha diz que o modo como Gustavo Duarte “escreve” é assim mesmo: sem muitas falas, mas expressando mais seus personagens pelo desenho. É uma história simples, mas que tem caras e bocas tão legais, tão gostosas de ser vistas, que o show já é dado por si.

Título: Pavor espaciar

Autor: Gustavo Duarte
Editora: Panini Comics
Páginas: 82



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostamos tanto de comentários... Comenta? =]