quinta-feira, 19 de junho de 2014

Resenha - Quem é você, Alasca? + Vídeo Resenha


Os personagens me conquistam de maneiras bem diferentes. Um é irônico, outro é solitário, e outro ainda é fanfarrão. Um personagem ter essas três características é bem incomum. E esta é a Alasca. Incomum, irônica, solitária e fanfarrona. Em Quem é você, Alasca (WMF Martins Fontes, 2010, 229 p.), John Green apresenta um garoto que não tem nenhum amigo e é deixado totalmente de lado das festas de seus colegas. Em compensação Miles Halter, vulgo Gordo, é muito inteligente, e tem seus pais como melhores amigos. Resolve estudar num colégio interno, saindo em busca de seu "Grande Talvez": aquilo que todos nós temos uma vez na vida, descobrir porque estamos aqui e para quê exatamente. E é lá que encontra Alasca, Coronel e Takumi. E também é neste lugar que é apresentado a uma nova vida.

Ganhei o livro no Natal do ano passado e enrolei um bocado para começar a ler. Talvez por "trauma" que criei com A culpa é das estrelas (trauma bom, ok?), John Green sempre era deixado de lado na minha estante. E uma de minhas metas deste mês era ler este livro. Quando terminei a leitura, comecei a me culpar por não ter lido antes. É um ótimo livro! O autor - que eu me lembre - usa quase as mesmas fórmulas de ACEDE. Sim, afinal são livros YA (young adult). Mas além das fórmulas de YA, aquela uma de pegar uma característica de um objeto e nomeá-lo com a característica.

Ah, João Verde também nos oferece uma boa quantidade de "últimas palavras". Verídicas ou não, são excelentes e bem cômicas. Dá vontade de pegar as biografias de cada personagem citado. Miles gosta bastante de ler, o que achei interessante: o livro traz alguns comentários sobre os livros que ele anda lendo durante a história. E pelo jeito Gordo tem a mesma relutância que eu, ao tentar ler Moby Dick. 

Título: Quem é você, Alasca?
Autor: John Green
Editora: WMF Martins Fontes
Páginas: 229

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostamos tanto de comentários... Comenta? =]