terça-feira, 8 de julho de 2014

Resenha - As vantagens de ser invisível


Muitos amam, muitos odeiam. Eu fico em cima do muro. Há muitas reflexões interessantes, porém, há muitos fatos desinteressantes. As vantagens de ser invisível, de Stephen Chbosky (Rocco, 2012, 224 p.) é um livro escrito para jovens. Charlie escreve cartas para um amigo - ou conhecido - oculto. Não sabemos quem ele é, e nem se realmente é alguém. Conta sua vida cotidiana durante quase um ano (faltando dois dias para completar os 365 do ano). Charlie está indo para o primeiro ano do Ensino Médio. É um garoto muito retraído, e conhece Sam e Patrick. Os dois estão no terceiro ano e logo irão para a faculdade. Junto desses amigos, descobre uma vida nova. Temas sérios como drogas, sexo, homossexualidade, aborto são abordados de uma forma bem tranquila. Tranquila demais, eu diria.

Com várias passagens um tanto hilárias, Chbosky consegue passar ao leitor como seria a vida de um jovem entrando na adolescência e fazendo suas descobertas pessoais acerca dos temas acima citados. Coisa que achei altamente relevante no livro foram as citações de livros e músicas. Como a história é passada na década de 90, temos Smiths, The Beatles e U2.

Bem, um livro para passar o tempo, eu diria. Ou melhor: um livro para ser apresentado aos jovens que não gostam tanto de leitura. Afinal, traz reflexões, e é escrito de maneira leve.


Título: As vantagens de ser invisível
Autor: Stephen Chbosky
Editora: Rocco
Páginas: 224

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostamos tanto de comentários... Comenta? =]